Quando se fala em professor fala-se em ensino-aprendizagem, fala-se da educação. E não se pode pensar em um mundo melhor dispensando esta trilha. Quais são os desafios na trilha da educação? O que fazer para fazer brilhar a importância do ensino nas Escolas Públicas? Será que os professores estão felizes? O dia a dia de um professor é como um trânsito congestionado. (Sabrina) Os desafios são diversos, (quase todos os alunos) mas há muitas conquistas e experiências que marcam. Entre conquista e desafios um leque se abre.
O Brasil tem condições para melhorar a educação. O ensino garra por míseros detalhes, coisas fáceis de resolver. Mas é preciso querer, é preciso investimento. Como se pode pensar num Brasil de primeiro mundo com uma educação de terceiro mundo? O maior desafio é fazer todas as promessas escritas virarem uma pura realidade; é fazer cumprir o que já se promulgou em relação ao ensino. (Alexandre, Guilherme Augusto) E esta é uma realidade que exige querer, esforço, prioridade.
Tema proposto para a organização das idéias
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Constituição Federal, art. 205
A educação dever do Estado. O governo deve investir no que é essencialmente devido ao povo, no que realmente irá fazer a diferença. Diferença que passa por uma educação que qualifica os alunos. Muitos alunos assustam, muitas vezes tardiamente, quando percebem que encerraram o Ensino Fundamental sem o aprendizado específico deste período. (Fernanda, Guilherme Augusto, Jaqueline, Jederson, Junio, Liandra, Rafaela)
A educação precisa ser mais valorizada. Quais serão as estratégias? Professores mais valorizados pelo governo e pela sociedade e cada vez mais qualificados! O Ensino Fundamental mais valorizado. O Ensino Fundamental não parece assim ser tão Fundamental. Fundamental é fundamental e não de menor importância para a elevação de um país. O Ensino Fundamental é base para o aluno avançar; o aprendizado não pode ficar em desvantagem neste período. (Bárbara, Fernanda, Rafaela) O famoso Ensino/Aprendizagem não pode virar coisa de segunda ou terceira categoria. Essa é uma realidade que precisa mudar. A educação tem de ser colocada em primeiro lugar pelos alunos, pelos pais, pela sociedade em geral e pelas autoridades políticas. (Clemer, Izabella, Samuel) Sem a educação não podemos avançar. Devemos admitir: precisamos avançar muito nas questões relacionadas à educação. Quando aceitamos nossa situação torna-se mais fácil nos tratar. (Mateus Vaz)
Professor! Será que existe um perfeito? Que dá o melhor de si no seu trabalho? Mas também perguntamos: o professor é respeitado devidamente? Ele recebe as condições necessárias para que mostre o melhor de si? Parece que para o governo não importa se o professor está indo bem ou não em sala de aula, só importa que ele esteja em sala com os alunos. O professor não consegue se empenhar de corpo e alma se não é motivado devidamente! O incentivo aos professores deixa a desejar e muitos estão abandonando a carreira. (Antonielle, Franciele, Getúlio, Henrique, Jaqueline).
A desvalorização do professor é uma ferramenta poderosa para o fracasso da educação; desvalorização que precisa ser combatida. Tanto o professor como o aluno deve ser levado a sério. Entre ambos há uma profunda relação e esta fica comprometida quando ambos não são levados a sério ou apenas uma parte. Se o professor não é considerado dignamente por seus governos dificilmente ele conseguirá levar o aluno a sério tal qual é necessário. E o aluno deve ser levado a sério ainda que seja o mais problemático e necessite passar por caminhos considerados tortuosos. A assistência deve ser coerente tanto para os alunos quanto para o professor. (Laura, Marcos Aurélio, Samuel, Vitória Maia) Os professores devem receber também cuidados em relação aos preparos psicológicos para saber lidar com o desgaste que é inevitável e saber lidar melhor com o lado problemático do aluno. Mencionamos também a importância de se pensar num salário digno ao professor de forma a não necessitar de trabalhar dois turnos e assim, cansados não transmitirem aos alunos tudo e da forma que deveriam transmitir. (Franciele, Getúlio, Junio, Mateus Vaz) É preciso mais investimentos e um olho mais atento para essa fantástica profissão que tem seus dissabores e também seu lado positivo. (Joyce, Vitória Maia)
Sugerimos maiores investimentos em recursos humanos dentro da Escola. Investir na educação significa dar a oportunidade a todos os(as) brasileirinhos(as), futuro da nossa nação. Nós, alunos das escolas públicas estamos prejudicados, não recebemos tudo o que deveríamos receber do ensino escolar. As profissões futuras estarão extremamente prejudicadas com isso. (Jaqueline, Junio)
A educação, dever da família.. Na verdade muitas famílias não conseguem levar adiante as suas obrigações quanto à educação, e os problemas provenientes dessa lacuna recaem fortemente na sala de aula. São os mais diversos problemas como a baixa auto-estima que muitas vezes aparecem pela indisciplina; no desacato à solicitação do professor; sofrimento familiar recalcado, ainda não resolvido que aparece na apatia entre outras inúmeras manifestações. E o professor nem sempre tem o respaldo sério de como agir com eficácia em relação aos problemas que precisam ser solucionados anterior ou paralelamente ao ensino para assim fazer acontecer a aprendizagem. (Fernanda, Franciele, Samuel)
Os pais também precisam se conscientizar das suas obrigações quanto ao acompanhamento escolar dos seus filhos. Eles precisam apitar mais quando há faltas na educação escolar. Nem sempre os pais procuram um esclarecimento sensato em relação às dificuldades ensino/aprendizagem. Como também eles não estão lá muito atentos em acompanhar o exercício administrativo e pedagógico do governo em função das necessidades das escolas. As famílias, na sua maioria, parecem adormecidas em relação à força que elas possuem em prol das melhorias no ensino. (Marcos Aurélio, Rafaela).
A educação será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Sabemos que a educação é um processo, como plantas que nem sempre dão frutos a curto prazo, mas frutos que podem ser degustados a médio e a longo prazo. A sociedade não tem percebido ou não tem se preocupado com uma educação de má qualidade. Perguntamos: onde estão as consciências para elevar a educação e não deixar que seja superficial o que deveria ser da mais alta importância? Onde estão os cidadãos conscientes? Um país que tem como objetivo oferecer aos seus cidadãos uma educação de qualidade tem a sua garantia de sucesso. (Getúlio, Liandra, Rafaela)
Enquanto cidadãos contribuiremos com uma ação política sincera para uma aproximação justa de uma educação que qualifica para o pleno desenvolvimento da pessoa, para o exercício da cidadania e para o trabalho. (Jaqueline) Muitas das mais importantes vagas de trabalho em nosso país são ocupadas por pessoas estrangeiras, não apenas por serem estrangeiras, mas pelo fato de estarem mesmo mais preparadas ou habilitadas para este ou aquele posto. Se o ensino fosse de qualidade não teríamos tantas vagas de trabalho para estrangeiros enquanto tantos brasileiros estão desempregados. (Guilherme Augusto)
Os professores. Professor, sua profissão é fundamental na vida de qualquer cidadão. Os professores abrem horizontes. Por meio deles os alunos conseguem clarear rumos a seguir. São os professores que nos passam as ferramentas com as quais nos abrimos para o mundo profissional. Qualquer profissão passa pela escola. Sem uma boa educação todas as outras profissões se encontram prejudicadas. (Débora, Iasmim, Izabella, Junio)
O professor precisa expor e impor com autoridade os desafios que ele enfrenta relacionados à sua função. Expor e impor para os outros colegas, para os alunos, para os pais, para os diretores e demais gestores de direito o que lhe é devido ao cumprimento da sua função. São desafios que precisam ser ouvidos. Que os professores sejam capazes de mudar algo que precise em seu local de trabalho e que eles superem as dificuldades cotidianas sem menosprezar as regras e leis da educação. (Gabriel Gomes)
Inúmeros são os desafios que os professores enfrentam dentro e fora de sala de aula, e que não são divulgados pela mídia conforme a seriedade que estes mesmos desafios impõem. Lembramos, por exemplo, a dura realidade como a de motivar alunos rebeldes que não têm acompanhamento familiar adequado, e, portanto, envolvidos em situações vulneráveis de verdadeiros riscos. A presença de alunos desmotivados que simplesmente ignoram a presença do professor tem sido um desafio constante. (Franciele, Junio, Izabela) Como fazer fluir a aula sem prejudicar nem estes alunos, nem aqueles que não se encontram em situações difíceis de concentração para o estudo e que não avançam como poderiam avançar? (Marcos Aurélio)
Também, normalmente os professores não têm um lugar e nem equipamentos adequados para o momento extra-sala em sua preparação de aulas e estudo, e nem mesmo o tempo pedagógico adequado.
Aulas com qualidade, professores valorizados por todos, sempre informados e atrativos são essenciais para prender a atenção e estimular o aprendizado. É de fundamental importância quando encontramos professores que se preocupam com o aprendizado dos alunos, com o futuro deles e tentam fazer com que os alunos aproveitem o máximo possível. O professor que acredita no aluno, que suga o desabrochar do potencial do aluno é o mais sucedido porque é o que cumpre o seu papel, é o que faz um bom trabalho. (Débora, Jaqueline, Jederson, Joyce, Laura, Mateus Flaviano, Rafaela, Vitória Maia) E assim contribuem para os alunos alcançarem com facilidade o segundo grau e depois um curso numa faculdade de ensino avançado, numa valorização presente e futura com uma vida e um emprego digno das suas capacidades. (Alexandre).
Alunos. Como alunos, também é necessário dizer que para a solução dos problemas os alunos devem tomar vergonha na cara e o país investir mais na educação. A Escola é uma instituição em que as pessoas devem se orgulhar. Os alunos devem freqüentá-la não por obrigação, e sim por opção. Pois na verdade uma educação de qualidade destranca o nosso futuro. Não podemos gostar ou admitir que o ensino/aprendizagem vire coisa de segunda ou terceira categoria. , como às vezes nós alunos fazemos. (Clemer, Henrique, Iasmim, Laura, Samuel)
A importância dos professores em nossa vida não pode ser simplesmente escrita como uma coisa qualquer, mas deve, de fato, ser uma realidade. Os professores fazem sim, a diferença na vida do aluno. Eles nos ensinam a ler, escrever, raciocinar melhor, nos escutam.... e ajudam muitas vezes nas questões pessoais. Nós criamos afeição por eles e eles sempre estarão em nossa memória. Claro, sempre a custa de muita dedicação, paciência e amor. São valores eternos! Mesmo com todos os desafios os professores não podem desistir. Eles devem gritar e defender os seus direitos. Eles precisam lutar por isso. Eles ajudam a formar o agora e o futuro do nosso mundo! Caro professor não menospreze seus alunos, mostre interesse, seja paciente, tente compreendê-los, dê a eles uma chance, sugue deles o potencial de ir em frente, acredite nas suas qualidades. (Antonielle, Iasmim, Joyce, Rafaela)
Que todos os gestores e professores se preocupem mais com todos os seus alunos, mesmo com aqueles que não querem nada com nada. Este trabalho é árduo, mas é um desafio que está aí para ser encarado. O aluno adolescente se dispersa bastante com suas diversões, com as questões afetivo/sexual entre outras. E esta realidade se torna mais difícil quando surgem barreiras do lado da escola em relação ao acolhimento do aluno. (Fernanda, Joice) Há uma questão de tempo e uma relação de confiança para que o aluno entenda que ele veio para a escola não somente para brincar, ou passar tempo, mas para aprender e crescer de forma mais consciente. (Gabriel Gomes, Thainara)
Os gestores nas Escolas. Os gestores enfrentam muitas dificuldades, muitas vezes não encaradas como reais dificuldades pelo governo e pela sociedade em geral. (Fernanda, Franciele) Citamos, por exemplo, a ausência de cursos específicos para os gestores como existem para todos os gestores das boas empresas; a falta de apoio jurídico nas elaborações e encaminhamentos escolares das mais diversas demandas; dificuldades para a organização e a segurança como é o caso de um porteiro treinado para a entrada em todos os turnos em que a escola funcionar; sinalização adequada em frente às escolas; transporte escolar suficiente e tantas outras coisas que aqui cabe aos gestores enumerar. Isto sem falar de tantos casos pesados de agressão verbal e até mesmo física, falta de respeito, de limite que se manifesta de diversas maneiras nas escolas. Sabemos, por exemplo, que é muito comum alunos acreditarem que o fato de um professor exigir respeito ou cumprimento das obrigações em sala de aula é coisa fora do normal e não um dever. (Antonielle, Franciele, Rafaela, Sabrina)
Tanto existe o professor como existe o aluno que acham que só de ir à escola estão cumprindo o seu papel. O professor competente sabe ensinar, conversar com o aluno de acordo com as suas necessidades. Devemos admitir que existem professores que são negligentes quanto ao objetivo de proporcionar um aprendizado bom para os alunos. Como também há um desgaste e até mesmo um receio dos professores quanto ao cumprimento das obrigações do aluno. Eles correm riscos por causa da violência de todas as formas que acontecem nas escolas. Será que existe de fato um empenho conjunto da Secretaria da Educação, seus gestores, pedagogos, professores, alunos e seus familiares, no sentido de detectar e corrigir as lacunas quando o aprendizado não acontece devidamente? Não basta ter consciência da realidade é preciso buscar soluções de verdade. (Clemer, Getúlio, Laura, Marcos Aurélio, Mateus Flaviano)
Também se tornam um desafio tanto para os gestores das escolas como para os professores as substituições de professores faltosos. Assim como diz respeito aos direitos da criança e do adolescente turmas de alunos ficarem sem professore em horário de aula, também o professor ficar sem os momentos de preparar as aulas, corrigir atividades, e conversar com os pedagogos e mesmo individualmente com alguns alunos e seus pais, diz respeito aos direitos da criança e do adolescente. Ambas as coisas ferem igualmente os direitos da criança e do adolescente. O professor precisa de tempo para pensar nas aulas, planejá-las melhor para que sejam mais produtivas e haja o desenvolvimento adequado do aluno.
No Ensino Fundamental os alunos precisam de um retorno sério por parte dos professores em relação às atividades que fazem (ou, sobretudo, se não as fazem). O aluno neste período sente a necessidade de que o professor veja, corrija as atividades e converse com ele. Mas não é só isso! É muito bacana quando o professor ajuda o aluno a se sentir mais valorizado. O aluno sente necessidade de um diálogo amigável que venha da parte do professor. É muito importante que o professor acompanhe, esteja perto do aluno. Quando um professor ajuda de fato um aluno a se desenvolver, a aprender o que precisa aprender, quando ele conquista a confiança do aluno, ele passa coragem e motivação ao aluno. Este gesto se torna uma experiência das mais importantes na vida do aluno! (Bárbara, Getúlio, Iasmim, Jederson, Laura, Liandra, Rafaela, Sabrina, Vitória Maia)
Portanto, um olhar mais clínico para as escolas é sinônimo de melhorias do nosso país. A educação é fundamental a todos, é fundamental para uma sociedade mais justa e melhor! (Franciele, Jaqueline, Mateus Vaz)
Finalmente, que o governo se preocupe “fundamentalmente” com a base, o Ensino Fundamental. É muito importante o governo acordar porque sem educação de qualidade o Brasil fica dependendo de outros países principalmente em se tratando de profissionais de qualidade. Todos os profissionais passam pelo trabalho do professor. Que haja um esforço maior por parte dos políticos para uma boa educação brasileira. Que a nossa prefeita e Governo Municipal promovam melhorias e contribuam para que entre os alunos muitos sonhem em ser professor e não desistam do sonho! (Alexandre, Bárbara, Fernanda Henrique, Izabella, Mateus Vaz, Vitória Maia)
Para ocorrerem melhorias na educação pública é necessário que os alunos e os educadores em geral, lutem para terem seus direitos preservados. (Marcos Aurélio, Mateus Vaz)
Parabéns a todos os professores e professoras! Parabéns a todas as pessoas que lutam em prol de uma educação digna para todos os brasileiros e não apenas para uma minoria! (todos os alunos)
Uma homenagem da turma 42-14 aos profissionais da educação
Escola Florestan Fernandes, 03-10-11.
Betim, MG