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domingo, 10 de julho de 2011

RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Este projeto foi elaborado e desenvolvido por Andréa, Conceição, Kennedy, Silvana, Rôseli e Marilena, para finalização do curso de informática Linux, oferecido pelo setor de informática da Rede Municipal de Betim. (Turma: jul/ Ago 2011).

Atividade: Para finalização do curso Linux os alunos deveriam elaborar e aplicar um projeto em suas respectivas escolas colocando em prática o que foi ensinado no curso Linux.


PROJETO LINUX
JUSTIFICATIVA:
Acreditamos que o trabalho através de projetos escolares torna a aprendizagem mais significativa, centrada nas relações e nos procedimentos.
A Escola Municipal Florestan Fernandes trabalha com diversos projetos Educacionais, pensando em prestigiar e valorizar um desses projetos, optamos por trabalhar com o projeto: "Esporte no Recreio" desenvolvido pelo prof. Educação física - Paulo. Este projeto visa favorecer a prática esportiva no intervalo do recreio, promove a participação dos alunos e favorece a vivência de competições esportivas.
Para finalização do projeto Linux foi realizado entrevistas com o professor de Educação física, direção e alunos do Florestan.
Entrevistas
Alunos Ana Kamila e Lucas do Ano entrevistam o professor de Educação física - Paulo
Alunos: Qual é o retorno pedagógico para os alunos em relação ao projeto "Esporte no recreio"?
Prof. Paulo: O projeto proporciona os alunos terem maior vivência no esporte na escola, e ajuda no desenvolvimento das habilidades específicas para cada modalidade de jogo.
Alunos: Você acha que a equipe de professores abraçaram esse projeto?
Prof. Paulo: Sim, pois eles sempre que necessário tem contribuido liberando os alunos e permitindo que o recreio seja estendido.
Alunos: Você acha que esse projeto pode ser compartilhado com outras escolas da Rede municipal de Betim?
Prof. Paulo: Sim, pois acredito que é um projeto simples e que pode ser adaptado para outras escolas.
Alunos: Como se dá a participação dos alunos na atividades propostas?
Prof. Paulo: A participação é muito boa, os alunos demonstram interesse na organização dos jogos, arbitragem e participam ativamente como atletas.
Alunos: Quais os critérios utilizados para a escolha dos alunos representantes (árbitros , fiscais, etc.?
Prof. Paulo: Eu levo em conta o comportamento dos alunos durante as aulas de Educação Física e o conhecimento das regras. No futuro pretendo organizar um curso para formação de árbitros na escola.
Alunas Diana e Roberta do 6º ano entrevistam a diretora Márcia
Alunas: Quais os benefícios que você ver enquanto gestora na participação e organização dos alunos no projeto "Esporte no recreio"?
Diretora Márcia: Muitos, desde que iniciou esse projeto aqui na escola eu pude obsevar que os alunos envolvidos estão mais disciplinados, comprometidos e interessados. O horário de recreio ficou mais interessante não só para os alunos diretamente envolvidos "os atletas" que participam diretamente dos jogos, mas também para alunos de outras séries estão indo até a quadra ou nos espaços em que acontecem os jogos para assitirem e prestigiarem os atletas. O que tem contribuído de maneira eficaz para que o horário de recreio não seja um horário ocioso para nossos alunos.
Alunas Aline e Laís entrevistam atletas que participam do projeto "Esporte no recreio"
Israel Faquesi - turma: 42-13 (foto à esquerda)
Alexandre - turma: 42-14 (foto à direita)
Alunas: Qual a modalidade esportiva vocês mais gostam no projeto?
Atleta Israel: Futebol
Atleta Alexandre: Futebol
Alunas: Como é a participação de vocês nas atividades esportivas?
Alteta Israel: Eu procuro estar sempre presente nos jogos e contribuir com minha equipe
Atleta Alexandre: Boa, eu gosto muito de participar dos jogos
Alunas: O que o esporte pode contribuir para a sua vida escolar e social?
Atleta Israel: O esporte é muito importante para a vida do jovem, pois afasta as pessoas dos vícios e ajuda a gente a ter mais amizade.
Atleta Alexandre: O esporte contribui para nosso desenvolvimento físico e para nosso aprendizado.