Menu

/

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Lian Gong e o reencontro consigo mesmo

                                         
Consagrado e praticado por grande parte da população chinesa de todas as idades, a prática do Lian Gong em 18 terapias, método criado pelo Dr. Zhuang Yuen Ming, tem como objetivo a prevenção e tratamento de dores nas principais articulações e musculatura do corpo.
Trazido para o Brasil em 1990 por Maria Lúcia Lee, tem atingido números crescentes de adeptos de todas as classes sociais, idades e condições físicas devido às qualidades que o tornam de fácil aceitação tais como a eficácia nos objetivos terapêuticos e preventivos a que se propõe, o Lian Gong é acessível às pessoas de todas as idades e condições físicas e ainda de execução fácil e agradável. A técnica harmoniza o corpo, a mente e as emoções no ser humano.
O Lian Gong foi experimentado com grande sucesso em nossa escola numa etapa do plano de trabalho da Educação Física com as turmas de 11 e 12 anos, atingindo aproximadamente 250 alunos. Embora seja uma prática inovadora na educação e pioneira em Betim, houve boa aceitação pelos alunos e pela comunidade escolar. Acreditamos que a prática dessa atividade na fase escolar poderá contribuir para a harmonização do corpo, da mente e das emoções, possibilitando a formação mais plena da nossa juventude.
Aproveitamos o espaço neste blog e convidamos aos interessados à observação e estudo do assunto e às autoridades de Betim,de Minas Gerais e do Brasil, que acreditam e lutam por uma educação pública de qualidade para os filhos (as) de trabalhadores, a juntarem-se a nós na implantação dessa prática corporal nos sistemas de ensino em todas as esferas.
                    
                                          Profissionais da Educação da E.M.F.F

INSTITUTO MINEIRO DE TAI CHI CHUAN E CULTURA ORIENTAL
Rua Equador, 70 São Pedro – BH
Tel:  (31) 3284 2465 – 3287 2465


institutomineirodetaichi.com.b













"Reencontro consigo mesmo"


O ser humano faz parte de “um todo cósmico” e, ele só é capaz de encontrar-se consigo mesmo se reencontrar-se com o seu próximo, com Deus e com a natureza. A pressa do “mundo moderno”, o consumismo desenfreado, o egocentrismo, os ipodes, ipads, iphones, todo esse mundo virtual que está sobre nós, tem esvaziado o sentido da vida, de sentimentos e valores mais importantes como o amor, amizades verdadeiras, respeito pelo semelhante, pelo meio ambiente, pela busca de Deus ou de um ser supremo que edifique nossa alma, que nos transcenda.

Este projeto está sendo realizado pelo professor Marcos Cruz – Ensino Religioso juntamente com a disciplina de Educação Física- Prof. Warley Heracto.

O objetivo desse projeto é através da meditação e da experiência do Lian Gong, mostrar aos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental que é possível mesmo com todas as adversidades, alcançar a paz e harmonia consigo mesmo, com o meio ambiente e com Deus. Serão trabalhados os princípios básicos sobre meditação, as técnicas do Lian Gong, o autoconhecimento, a relação do homem com o seu próximo, com Deus e o meio ambiente.
Para finalização do projeto será realizada uma excursão para o “Morro do Elefante” em Mateus Leme, MG, onde em contato com o meio ambiente serão colocados em prática os temas trabalhados em sala de aula.


A importância da meditação
(Marcos Cruz, 26/06/2011)


A meditação está presente em toda religião. Ela é importante para o esvaziamento da mente e do coração daqueles pensamentos e sentimentos que afastam as pessoas de si mesmas, dos que lhes amam, e do ser que nos completa, que pode ser denominado Deus para as culturas judaico – cristãs, Bhramam para os hindus, Olorum para a cultura africana, ou simplesmente da Luz de acordo com os budistas. O nome de Deus se manifesta de várias formas, mas, a meditação como um caminho seguro para encontra-lo está presente em todas as culturas.
A meditação nos leva ao que há de melhor em nós mesmos, pois ela lava a alma das coisas velhas e enche o nosso espírito com valores novos. Leva-nos a nos conhecer melhor, reconhecer os nossos valores e também as nossas falhas (todos comentem erros), nos transformando em pessoas cada vez melhores, nos reintegrando com o cosmo que é o mundo todo, com tudo que foi criado por Deus. E assim, nos devolvendo a consciência de sermos “um com o outro”, com a natureza, com o nosso semelhante e com Deus.
Para meditar é preciso ter paciência, pois leva um tempo para nos acostumar com o silêncio e estarmos a sós conosco mesmo. É preciso dominar a mente, superar a ansiedade e os diversos motivos que nos leva á inquietude. Mas, depois que conseguimos, com a meditação podemos nos libertar de tudo que nos aflige, superar nossas falhas, nossas dificuldades, os sofrimentos e tudo que nos separa, desintegra, e nos afasta da luz, do Nirvana, de Deus...
Meditar ajuda-nos a crescer espiritualmente, emocionalmente, intelectualmente, melhora nossa autoestima, pois passamos a gostar mais de nós mesmo. Amar-nos é o primeiro passo para amar ao próximo e o único caminho para se chegar até Deus, pois Deus é amor.
Para meditar não são necessárias muitas técnicas difíceis, bastam uns 10 a 15 minutos diários e disciplinados. É esvaziar-se de suas tensões tanto físicas como mentais e deter sua atenção em algo que realmente te edifique a alma. É estar se sentindo vivo e em contato consigo mesmo e com o ambiente em sua volta. Busque a paz interior e, conseguindo, ela irá refletir em toda sua vida e no ambiente que te cerca.
Quando meditamos, alcançamos nossa paz, quando nos pacificamos, entramos em harmonia com os outros, e, nos harmonizando, reintegramos com o cosmo, e só assim reencontramos Deus. Quando Deus criou o homem com os três elementos básicos (água, ar e terra), ele quis que vivêssemos integrados uns com os outros. O homem e a natureza apesar de possuírem formas diferentes, também em Deus se tornam um só.

Loja de Deus
Colaboração de José Valdir

Entrei numa loja e vi um senhor no balcão.
Maravilhado com a beleza da loja, perguntei:
- Senhor, o que vendes aqui?
- Todos os dons de Deus.
- E custa muito? Voltei a perguntar.
- Não custa nada; aqui tudo é de graça!
Contemplei a loja e vi que havia jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança, caixinhas de salvação, muita saúde, fardos de perdão, pacotes de paz e muitos dons de Deus. Tomei coragem e pedi:
- Por favor, quero o maior jarro de amor de Deus, todos os fardos de perdão, um vidro grande de fé, muita saúde, esperança, bastante felicidade e salvação eterna para mim e toda minha família. Então o senhor preparou tudo e entregou-me um pequenino embrulho que cabia na palma da minha mão. Incrédulo disse:
- Mas como é possível estar tudo que pedi aqui?
Sorrindo o senhor respondeu:
- Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos fruto, só sementes. Plante-as. Plante essas sementes, cultive no coração e distribua-as gratuitamente ao próximo.


Resultado de algumas reflexões feitas por alunos do e ano do ensino fundamental que estão participando do projeto "Reencontro consigo mesmo", a partir do texto "A loja de Deus"trazido pela aluna Adriellen.

“Neste pequeno tempo meditando sobre o amor, refleti que o amor é um sentimento forte e liga todos os outros sentimentos às pessoas. Ele nos torna melhores. Depois que descobrimos o amor viramos outra pessoa”.
Daniela – Turma: 32-05

“Aprendi que é muito importante meditar para o melhoramento de si próprio, para a constituição de um ser melhor; aprendi também que a meditação ajuda-nos a ter paciência, que com a meditação alcançamos a nossa paz e tudo de bom que temos no nosso interior”.
Nayara – Turma: 32-05

“Eu aprendi que Deus oferece as sementes de amor, perdão, fé, felicidade, salvação, carinho, sabedoria, etc. e nós temos que plantar, cuidar e depois colher”.
Adriellen – Turma: 32-05

"Em tudo que o homem faz existe uma coisa que Deus fez, por exemplo: quando o homem constrói uma casa, ela é feita de tijolos que por sua vez possui terra, água, dois elementos criados por Deus".
Karen -  Turma: 31 - 03

"Deus criou a Terra. Tudo que o homem faz precisa de um elemento da natureza que Deus criou."
Ana Clara - Turma: 31 - 04

Reflexão a partir do texto: Ter uma vida pacífica e outros textos a escolha do aluno.

“Paz, amor, alegria; foi como se eu estivesse numa piscina e a água passasse sobre mim sem pressa, como se me tocasse com leveza”.
Juliana – Turma: 32.05


“O Livro que meditei foi. “A última canção” que fala de um lindo amor. Os sentimentos que senti foram de leveza, paz interior, tranqüilidade e um equilíbrio sobrenatural”.
Bianca – Turma: 32.08


“O que me traz paz, tranqüilidade e confiança são meus amigos, minha família e a saúde de todos. Rezar sob os nossos abrigos para nos proteger. E tudo de bom que existe entre nós, torna agradável a nossa convivência”.
Bruno Augusto – Turma: 32.05

“As fases da vida só acontecem uma vez, devemos aproveitá-las o máximo; pois não podemos voltar atrás para revivê-las, ou para consertar nossos erros, devemos fazer as coisas certas e aproveitar melhor cada fase de nossas vidas”.
Aline Vaz – Turma: 6 º ano.


Reflexão a partir do texto: “Uma casa muito Louca”


“Eu moro em num furação, minha vida é muito agitada, tem brigas, agressões. Eu às vezes fico muito irritado e pego minha bicicleta, saio correndo falando que minha vida não vale nada, que tudo é muito ruim. Mas, um dia vi pelo caminho um mendigo chorando comendo restos que foram jogado fora, então eu refleti que muitas pessoas reclamam de “barriga Cheia” e que nós temos que dar mais valor a vida, Mesmo sendo rico, de classe média ou pobre, o mais importante é valorizar a vida”.
Aluno do 6º ano.


“Eu acho que nós temos que valorizar a vida. Porque o que passei não quero que ninguém passe. Eu já morei na rua, eu tinha que pedir para tomar banho na casa de outras pessoas e comida para eu e meus pais sobreviverem. Agora eu moro em uma casa, tenho onde tomar banho e não preciso pedir para ninguém. Tenho roupas novas e cama limpa. Eu tenho orgulho dos meus pais porque nós conseguimos dar a volta por cima”.
Aluno do 7º ano.

“Eu percebi que quando eu falava que minha vida era ruim, estava me afastando de Deus, caminhando para o mau com rancor no coração me afastando do próximo, do amor e da bondade, também percebi que quando ricos e pobres estão juntos esquecem suas diferenças e compartilham a sua dor".
Michael - Turma: 7º ano

Reflexões a partir da matéria do Estado de Minas, de 06/ago/2011.

Aninha é uma garota de 10 anos, portadora de atrofia muscular espinhal, transformou-se em exemplo ao desafiar os prognósticos médicos e criar blog em que esperança e bom humor predominam.

Olá eu me chamo Maria Luiza conheci sua história em um trabalho realizado em minha Escola.
Deus salvou sua vida, que Deus te ajude ainda mais, seu caminho seja o caminho de Deus, que Ele aumente sua esperança de vida, que você melhore o máximo possível, porque o senhor é nosso pastor e nada em nossa vida faltará. Você é uma guerreira conseguiu lutar contra sua doença e que nessa guerra você irá vencer.
Aluna: 6º ano

"Aninha tenha fé, você vai conseguir superar essa dor. Deus já me carregou no colo como você quando tive pneumonia, mas tive fé e superei e agora estou bem”.
Aluno: 6º ano

"Tem gente que tem boa saúde e é fisicamente saudável, nem por isso consegue ser alegre, mas você mesmo com todo seu problema é mais alegre do que muitas pessoas que podem andar e fazer o  que bem quer. Eu aprendi que a gente deve dar valor a vida".
Douglas - turma: 6º ano.

Aninha você é uma garota especial, continue assim para sempre. Eu sei que você é privada de algumas coisas, mas você não se sente assim, você é um ótimo exemplo para mim. Eu sei também que mesmo com as dificuldades você é feliz. Você é nota 10.
Brenda – Turma: 31.02


A lição: É que você sempre deve estar de bem com a vida, mesmo que você esteja passando por um momento difícil, pois mais cedo ou tarde tudo irá passar.
Juliana – Turma: 6º Ano


Aninha, nunca desista dos seus sonhos, pois mais real que fazer da vida uma sonho é fazer dos sonhos uma vida, pois nem sempre temos em nossa vida tudo que sonhamos, mas sempre teremos sonho para viver.
Daniela – Turma: 6ª Ano

Aninha na estrada para o sucesso há uma curva chamado fracasso, mas se você estiver um porto seguro chamado fé e um motorista chamado Deus, você chegará em algum lugar. Aninha, obrigado pelo exemplo que está dando para todos nós. Continue assim com seu bom humor, caridade, carinho, assim você vai longe.
Priscila – Turma: 6º Ano
O aluno Lucas Henrique fez este barquinho e escreveu a mensagem abaixo, na finalização do projeto: "Reencontro consigo mesmo"
"Eu pensei muito no pescador de pérolas. Eu poderia ter feito um barco grande com muitas velas, mas, fiz um barco pequeno para representar o pescador de pérolas, que precisa ser muito paciente para chegar ao lugar desejado como quem anda nesse barco. Também pensei muito em você professor, por ter sido paciente com a gente, e nos ensinado o sentido da vida.
Obrigado professor por tudo que fez por nós.
Tenha paciência, o senhor nunca irá nos esquecer, tenha fé".
Lucas Henrique – aluno do 6º ano – 26/08/11

O projeto foi finalizado no dia 27/08/11, com uma excursão para o Morro do Elefante em Mateus Leme - MG.
Veja as fotos da galera!!!