Menu

/

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reunião de pais



Dia 21 de setembro de 2011, a professora kathiucia do 1º ciclo realizou uma reunião, onde contou com a presença de aproximadamente mais de 90% dos pais ou responsavéis. De acordo com a pauta da reunião a professora havia realizado uma pesquisa com os responsavéis sobre a prática escolar e como a escola e a família podem juntas melhorar a aprendizagem dos alunos.
Essa reunião teve como objetivo dar o retorno para os pais e ou/ responsavéis para juntos avaliarmos e buscarmos estratégias para melhorar e promover um ensino de qualidade.
Aproveitamos para agradecer a presença dos pais.









"Jornal na escola"

Os alunos do 9º estão desenvolvendo o projeto "jornal na escola" juntamente com a professora de língua Portuguesa.
A ideia de utilizar o jornal como instrumento pedagógico e levá-lo para a sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a formação de novos leitores e cidadãos informados e participantes.
No mês de setembro, os alunos fizeram visita ao Jornal Hoje em dia.








quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Formação continuada


No dia 15 setembro de 2011, os educadores da Escola M. Florestan Fernandes participaram de um momento de formação continuada contando com a participação do Educador Alfredo Jhonson Rodrigues – Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG - 1987), possui especilização em Teoria e Método em Ciências Sociais pela PUC/MG (1991). É mestre em Ciência Política (1998) e doutor em Ciências Humanas - Sociologia e Política (2008), ambas titulações pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Pedagogo na Rede Municipal de Betim hà 15 anos.

O evento teve a participação da aluna Daniela Emily da  turma 32.05, que iniciou o evento cantando a música “Tempo de ser feliz” (Jamily). O encontro teve como objetivo principal ampliar os conhecimentos dos educadores sobre assuntos pertinentes à  educação. O tema abordado foi "A condição humana e o debate contemporâneo".
O professor Alfredo abordou temas como contexto sociocultural contemporâneo, o processo de transformação social da sociedade contemporânea, a crise das instâncias da estrutura social, econômica e política, a crise da educação como uma expressão da crise da sociedade, enfraquecimento da família, quais as finalidades da educação, suas ações e os efeitos da democratização.







As contribuições dos educadores:

"Considero muito importante esses momentos de reflexão sobre o fazer educador, mas penso que o momento do debate entre os educadores, após a palestra precisaria ser mais extenso. Faltou tempo e sobrou vontade de falar".
Bibliotecária: Márcia Saraiva

"Foi uma palestra muito enriquecedora para nós educadores, possibilitou acrescentar mais conhecimentos. Deveria ter mais vezes, com temas diversos relacionados com a demanda do educador para sua formação profissional".
Pedagoga: Rôseli 3º ciclo.

"Achei a primeira parte (introdução) bem pedagógica (gostei, porque adoro pedagogia). A segunda parte achei muito conservadora, distante da realidade. Conclusão: Se aplicarmos o lado conservador para com os nossos alunos hoje em dia, não chegaremos a lugar nenhum, pois eles não aceitam tal imposição"
Professor: Kennedy - matemática

Quase sempre a rotina da escola pública nos consome por inteiro, não restando tempo nem para preparar as atividades diárias. Portanto, é de suma importância o momento de formação, dando uma pausa na correria diária, para proporcionar qualificação, com assessoria e proposta de discussão atualizada dentro do horário de trabalho, pois esses momentos de reflexão e informação, desdobram-se em melhores entendimentos, compreensão e propostas alternativas, podendo contribuir para a melhoria do atendimento e qualificação de nossos educadores.
Que aconteçam novas formações de diferentes assuntos, temas polêmicos atuais que nos ajudarão no nosso trabalho.
Professor: Warley – Ed. Física.