Menu

/

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Escola Municipal Florestan Fernandes
Biblioteca Leitura, Arte e Poesia



Projeto :  “Conhecendo   Ziraldo ”  
Período: 20 de Março à 31 de Maio/ 2012

Público-alvo: alunos do 1º ciclo

Responsáveis pelo projeto: Bibliotecária Witamar e Professoras:  Vera, Vânia, Rejane, Marlene  e Fernanda .

Justificativa:
O trabalho da biblioteca integrado ao processo de ensino aprendizagem, favorece o desenvolvimento e consolidação do hábito de leitura nas crianças.
Pela criatividade, ludismo e consciência crítica em suas obras, Ziraldo é um dos autores que se destacam pela sua forma e estilo peculiares. Ele trás a imagem ou a ilustração como linguagem altamente sedutora e essencialmente formadora da consciência-de-mundo das crianças, porque estimula o “olhar de descoberta” e o pensar.  O humor constitui ainda traço característico de suas histórias, passando pela magia da infância ao revelar o quão divertido é ser criança.
Enfim, a obra de Ziraldo incentiva a prática da leitura de forma a conquistar leitores pelo prazer de ler. O autor tece um diálogo entre o livro e o leitor ao deixar que a imaginação perpasse toda a leitura desenvolvendo assim a  capacidade de ler, além das palavras e o mundo que o cerca. Por tais razões escolhemos trabalhar Ziraldo e suas obras com os alunos do 1º ciclo.
                                                                                                                                        


Objetivos: 
·         Sensibilizar os alunos para o projeto,
·         Divulgar a biografia e os livros de Ziraldo visando incentivar a leitura de seus livros e de outros autores,
·         Ler para os alunos os diversos livros de Ziraldo (hora de ler na biblioteca),
·         Apresentar o site do Ziraldo e as atividades e livros online,   
·         Desenvolver atividades de leitura articulando literatura e arte (confeccionar os personagens dos livros de Ziraldo - trabalhos com colagens, massinha, bonecos articuláveis, luvas, fantoches de vareta ..., música, dança, teatro),
·         Construir  oletivamente (com produções dos alunos ) o painel “Ziraldo : ”  vida e obra” ,
·         Expor as produções dos alunos,
·         Apresentar as atividades artísticas relacionadas às obras de Ziraldo.

Metodologia / Estratégias :  

Atividades desenvolvida  pela bibliotecária  (ao longo do projeto) :

·         Incentivo a leitura dos livros de Ziraldo 
·         Conhecendo Ziraldo :  Apresentação,em  power point,  da Biografia de Ziraldo, de alguns de seus livros e da  revista  em quadrinhos   A turma do Pererê.

·         Ler para os alunos a versão online (site do Ziraldo) do  livro “O menino maluquinho”  (depois  apresentação  do livro impresso).

·         Leitura do livro: Os dez amigos  (apresentação  online no site do Ziraldo ) e interpretação dialogada ( destaque para os valores trabalhados no livro, tais como: solidariedade, união, amizade, trabalho e m equipe, dentre outros).

·              Apresentação do livro - O bichinho da maçã (leitura no site do Ziraldo)

·         Leitura do livro: Um amor de família  (apresentação on line site do Ziraldo) enfoque para a importância da família e os  valores como a  união,  a solidariedade e a importância do diálogo.

·         Apresentação para os alunos do musical Flicts (you tube) e conversa informal sobre diferenças, inclusão, pluralidade e cultural; despertar os sentimentos e as emoções.

·         Organização de um painel de exposição: Ziraldo- Biografia e obra

·         Empréstimo de livros de literatura para os alunos levarem para casa – Caminhada Literária (não apenas de Ziraldo, mas de vários autores),

·         Produção de um DVD com todas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto.


Atividades desenvolvidas pelas professoras: 

·         Confecção dos personagens do livro “Um amor de família” com Massinha de modelar08 anos - Profª: Fernanda

·         Desenhos dos  personagens da Turma do Pererê  com colagens  diversas- 08 anosProfª: Vânia

·         Confecção de luvas com os personagens do livro “ Os dez amigos” – 6 anos , Confecção de um painel com as mãos dos alunos ( pintura)  06 anos  --  Profª: Marlene

·         Confecção de um mural com pintura das mãos (com tinta guache)  representando o livro  “Os dez amigos “ – 06  anos  - Profª: Marlene

·         Confecção do menino maluquinho e professora maluquinha (bonecos articuláveis ) – 07 anos Profªs:  Vera  e Regiane

·                 Confecção de fantoches (no palito) dos personagens do livro  “O bichinho da maçã ”   Fazer  uma  maçã  bem grande  em  papel cartão vermelho  e depois cortar  um  buraco  num  canto. Fazer também os bichinhos - xerocar ampliado cada um e colorir)  colar   palito de churrasco . Contar a história e colocar os bichinhos no buraco da maçã. – 6 anos - Profª: Marlene,

·          Realização de atividades de produção escrita (sobre as obras de Ziraldo) visando auxiliar os alunos no desenvolvimento de competências da escrita.

Atividades desenvolvidas pela pedagoga:

·         Acompanhamento da leitura dos alunos (por turma) visando monitorar os avanços e resultados do projeto.

Cronograma:
Atividades
Março
Abril
Maio
Lançamento do Projeto / sensibilização dos alunos para o trabalho
   X


Compra de algumas obras do autor

  X

Divulgação do autor e exploração das obras
  X
  X
  X
Produção dos alunos

   X
  X
Exposição das produções e Apresentações  artísticas


  X
Apreciação e Avaliação


  X

Recursos:
·         Livros de Ziraldo,
·         Computador / TV (site do Ziraldo, Power point)  
·         Revistas, jornais, papéis coloridos, durex, palito para churrasco, cola,
·         Massinha de modelar, luvas de plástico, barbante,
·         Fantasias diversas (coelho, saci, onça, jabuti, índio, macaco) para a dança e o teatro,
·         Roupas coloridas (rap do Flicts).  

Apresentações Artísticas  (Organizadas pela Bibliotecária e professoras)
Data: 30/05/2012  - 5ª feira


·         Poesia: O Livro
·         Teatro: “Livro: amigo de todas as horas.”
·         Dança (música O Menino Maluquinho) crianças  vestidas  de personagens  dos livros de Ziraldo coelho,   saci  pererê,   índio,   menino maluquinho,    macaco..). 
·         Rap (coreografia e música)  “Flicts, era uma vez uma cor “.  
·         Teatro “Um amor de família ” .

Avaliação :
Desde o início do projeto, entram como quesitos de avaliação:
·         Participação e envolvimento das professoras e alunos nas atividades,
·         Interação professoras, alunos, bibliotecária e a obras de Ziraldo,
·         Apresentação pontual das produções das turmas.
·         Observação do comportamento/ atitudes dos alunos em relação à leitura. Um bom termômetro é quando elas pedem para ter momentos de leitura, deixam explícitos quais são os títulos preferidos, comentam com os colegas e passam a frequentar a biblioteca com mais frequência. Importante observar o comportamento leitor dos alunos no manuseio das obras e na postura para escutá-las.       

                  “Em muitas ocasiões a leitura de um livro fez a fortuna de um
homem, decidindo o curso de sua vida."
   (Ralph Waldo Emerson)