Menu

/

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Escola Municipal Florestan Fernandes

          
            Nossa proposta educacional é pautada sob a égide da legislação pertinente, previstos na Constituição da República Federativa do Brasil, na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (LBD), nº. 9394/96, na Declaração Universal dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente, nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação, na Lei nº. 8.069/90, as normas municipais vigentes, bem como, no regimento das Escolas da Rede Municipal de ensino de Betim.
Atualmente, a Escola organiza-se segundo princípios democráticos e críticos-humanistas, que fundamentam uma perspectiva educacional globalizante, adotando assim uma pedagogia de ciclo de formação humana, de acordo com a qual as classes constituem-se segundo os critérios de idade e desenvolvimento integral dos educandos.
                A Escola funciona em 02 turnos, oferece 1º, 2º, 3º e 4º ciclos do ensino fundamental de 09 anos.
Horário: 1º Turno – 3º e 4º Ciclos: 07h00m às 11h30min
                2º Turno – 1º e 2º Ciclos: 13h00min às 17h.
Estrutura física atualmente (2011), contamos com15 salas de aula, 01 laboratório de ciências, 01 auditório, 01 sala de informática, 01 quadra poliesportiva coberta, 01 sala de recursos multifuncionais, playground, biblioteca, videoteca, anfiteatro, palco coberto, refeitório com selfservice e estacionamento privativo.
 Número de alunos em 2010: 1º Ciclo – 200 alunos
                                                          2º Ciclo – 190 alunos
                                                          3º Ciclo – 241 alunos
                                                        4º Ciclo – 196 alunos
Alunos matriculados - gênero
1º Turno                                                                                           
Masculino: 233 alunos                                                                                
Feminino: 224 alunas
2º Turno
Masculino: 171 alunos                                                                                
Feminino: 186 alunas
Número de alunos inclusivos matriculados: 05 alunos
O espaço da nossa Escola é compartilhado com o CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada), que oferece educação supletiva, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, as pessoas de diversas idades, resultado de convênio institucional entre o governo Estado e a Prefeitura de Betim.  


Proposta Curricular da E. M. Florestan Fernandes


Escola organiza-se segundo princípios democráticos e críticos-humanistas, que fundamentam uma perspectiva educacional globalizante, adotando assim uma pedagogia de ciclo de formação humana, de acordo com a qual as classes constituem-se segundo os critérios de idade e desenvolvimento integral dos educandos.
A definição do tempo, do espaço, do currículo e do trabalho na Escola se dá na modalidade de Ciclos de Formação Humana, sob o entendimento de que a vida escolar deve manter-se estreitamente associada ao mundo da vida sociocultural mais ampla.
Princípios norteadores dos Ciclos de Formação Humana
• A educação como processo de desenvolvimento cotidiano de experiência de ensino e de aprendizagem significativas, que possibilitam a formação integral dos seres humanos;
• A Escola como organização pública e espaço legítimo para a construção interativa de conhecimentos, valores, normas, regras e sensibilidades, que dão sentido às relações e às vivências socioculturais, aos projetos individuais e coletivos dos atores educacionais, bem como a definição de suas identidades;
• A aprendizagem como processo permanente e complexo de desenvolvimento de estruturas motoras, cognitivas, afetivas e morais, que os seres humanos vivenciam individual e coletivamente, resultando em mudanças progressivas de seu comportamento;
• Os educadores como profissionais da formação humana;
• A democracia como princípio estruturante da ordem sócio-político, que garante o uso público da razão no debate e na deliberação coletiva dos fins, dos meios e das regras (direitos e deveres), que orientam as ações e o contrato de convivência mútua dos membros da comunidade escolar, com base na igualdade política, na soberania popular, na justiça e na solidariedade humana;
• A inclusão como processo de respeito e convivência com as diferenças.
 RELACIONAMENTO DA ESCOLA COM PAIS E COMUNIDADE EM GERAL

                Educação é um dos processos de formação da pessoa humana, portanto a E.M. Florestan Fernandes leva em conta o conjunto das dimensões da formação humana, onde o conhecimento é compartilhado e sistematizado, tendo a tarefa de formar seres humanos com consciência de seus direitos e deveres.
                Muitos estudos têm apontado que pais interessados pela vida escolar dos seus filhos influenciam positivamente em seu aprendizado. A Escola M. Florestan Fernandes procura estabelecer uma relação de parceria com os pais e a comunidade, buscando diminuir as desigualdades sociais, harmonizando a integração e inclusão de todos num contexto de participações diversas, tais como: reuniões pedagógicas, colegiado, festas e demais eventos realizados na mesma.


PROPOSTA OU FORMA DE INCLUSÃO:

                 A Educação Inclusiva é um processo complexo que envolve a participação de várias ações nos âmbitos da educação, da saúde, do ambiente físico, entre outros, tornando importante o respeito à diversidade de cada criança e a realização de transformações, quando necessárias para receber e manter, o aluno em um processo educativo ativo e construtivo (SILVA et al, 2000).
Para um melhor atendimento aos alunos inclusivos dessa instituição, foi implantada a sala de Recursos Multifuncionais (SRM) em agosto/2010 com o apoio legal do Decreto de nº 6.571 de setembro de 2008. Este Decreto regulamenta o Atendimento Educacional Especializado, em conjunto com as atividades pedagógicas e recursos de acessibilidade aos alunos com necessidades especiais. A finalidade destes recursos é ampliar a oferta de atendimentos aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação do ensino regular. Ainda normatiza o oferecimento deste atendimento no contra turno da sala de aula regular com um professor P1, com carga horária de 8 horas diárias, recebendo formação continuada para um melhor desenvolvimento dos recursos didáticos e pedagógicos oferecidos pelo Governo Federal Juntamente com apoio do MEC – Ministério de Educação e Cultura.


QUEM FOI FLORESTAN FERNANDES (1920 - 1995)

Florestan Fernandes, sem dúvida o mais importante sociólogo brasileiro, nasceu em São Paulo, em 22 de julho de 1920. Desde muito cedo precisou trabalhar para viver e não pode sequer completar o curso primário. Fez o curso de Madureza e a seguir estudou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Lecionou na USP até 1969 — quando foi aposentado compulsoriamente pela ditadura militar —, formando várias gerações de cientistas sociais. Deu aula em diversas universidades estrangeiras e, em 1976, voltou a lecionar no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

É o fundador e principal representante da Sociologia crítica no Brasil. Em todo o seu trabalho ele procura refletir sobre as desigualdades sociais, desvendando as cotradições da sociedade de classes, e também sobre o papel da Sociologia diante desse realidade. Assim, não apenas em seus livros, mas também em cursos, conferências e artigos na imprensa brasileira, com suas enormes desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais.

Sua própria história de vida explica essa posição crítica: "Eu nunca teria sido o sociólogo em que me converti sem o meu passado e sem a socialização pré e extra-escolar que recebi, através das duras lições de vida (...). Iniciei a minha aprendizagem ‘sociológica’ aos 6 anos, quano precisei ganhar a vida como se fosse um adulto e penetrei, pelas vias da experiência concreta, no conhecimento do que é a convivência humana e a sociedade (...)".

De sua imensa obra, podemos citar: A organização social dos Tupinambá (1949), Fundamentos empíricos da explicação sociológica (1959), A Sociologia numa era de revolução social (1963), A integração do negro na sociedade de classes (1965), Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina (1973), Mudanças sociais no Brasil (1974), A revolução burguesa no Brasil (1957), A natureza sociológica da Sociologia (1980)

Nas eleições de 1986, Florestan Fernandes foi eleito deputado constituinte pelo Partido dos Trabalhadores.

Fonte: Oliveira, Pérsio Santos de. Introdução a Sociologia - Editora Ática

Nenhum comentário: