Menu

/

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Reunião de Diretores

Foi realizado no dia 31/08/11, uma reunião de diretores aqui na Escola Florestan Fernandes, onde contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas entre diretores e secretaria de Educação – SEMED, tendo como pauta:

• Apresentação do Prof. Warlei – Lian Gong
• Apresentação do Blog da Escola
• Educação Infantil/ Ensino Fundamental: Relações Necessárias – Equipe de Educação Infantil
• Calendário – Fabiana
• Prosa Entre Educadores/ Projeto a Cor da Cultura/ Processo de Formação/ Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino – Lucinha Amaral e Magali
• Projeto Patrimônio – Hudson Maçueto
• Estagiários – Mauro Souza (SRH/SMR)
• Dia 07 de Setembro – Shirlei

A reunião aconteceu no auditório da escola, com uma atividade no pátio (Lian Gong) com a participação de todos e finalizou com um momento de confraternização e um delicioso lanche.
Agradecemos a presença de todos. 



"Começar não é apenas um tipo de ação. É também um estado de espírito, um tipo de trabalho, uma atitude, uma consciência."
Autor: ( Edward Said )








quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projeto: Encontro marcado com Fernando Sabino

Iniciamos com os alunos de 3º e 4ڍ ciclos este projeto, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e escrita, no qual eles estão estudando a Biografia, Crônicas e Contos do autor.

 Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino... 

 

‘’O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.’’

“Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer?
Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino.”

Fernando Sabino

Projeto: Pequeno Escritor

Os alunos do 2º ciclo estão adorando a ideia de ter seu nome na capa de um livro, realmente escrito por eles. O projeto tem promovido a criatividade, além de despertar o gosto pela leitura.
O projeto Pequeno  Escritor é uma iniciativa que a Edelbra tomou para promover a criatividade, o interesse pela leitura e o aperfeiçoamento da escrita nas séries iniciais.
 Desde seu lançamento em 2005, o Projeto Pequeno Escritor já rodou o país: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Mais de 50 mil crianças de cerca de 700 escolas do Brasil receberam um livro de sua autoria.

"A criança que aprende a escrever, 
         aprende a se comunicar com o mundo".

Projeto: Brincando com o Folclore

As manifestações culturais na vida da população constituem importantes elementos de identidade cultural, portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico. A biblioteca, através da articulação Literatura e atividades lúdicas, busca ampliar o conhecimento, a compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc.

Este projeto está sendo realizado no mês de agosto, com as turmas do 1º ciclo, tendo como objetivo resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira tendo como suporte a Literatura; através do projeto iremos trabalhar a linguagem oral e artística, explorando riquezas do folclore; desenvolvendo o gosto pelas músicas e danças folclóricas.









quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Encontro dos Educadores na Serra do Cipó (Jaboticatubas) - 20/08/11

O Encontro dos Educadores à Serra do Cipó foi uma proposta da diretora Márcia aos profissionais da Escola, com objetivo de interação e atividades pedagógicas, que buscaram repensar o ato de educar e orientar os nossos alunos.
Este encontro, além de promover a interação do grupo, contou com uma palestra ministrada pelo Padre Márcio Paiva intitulada: “A missão de Educar”. O espaço foi propício e aconchegante para o tema. Após a palestra, restou o tempo livre para passeio na cachoeira, bate-papo, fotos, almoço e retorno.
Foi um dia agradável e descontraído para todos.









quarta-feira, 24 de agosto de 2011



A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.




Calendário OBMEP – 2011


Abertura das inscrições

·       18 de abril         
(exclusivamente neste site)
·       03 de junho        Encerramento das inscrições
·       17 de agosto - Nova data
(quarta feira)      Provas da 1ª Fase
(horário definido pelas escolas)
·       26 de agosto       Data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase.
·       03 de outubro    Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas.
·       03 a 21 de outubro      Período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase
·       05 de novembro - Nova data
(Sábado)    Provas da 2ª Fase
14h30 - horário de Brasília
fevereiro de 2012        Divulgação dos premiados


Nossos alunos estão ansiosos para saberem se estarão classificados para 2ª fase que ocorrerá no dia 05/12/11. Hoje, 23/08/11, eles estão iniciando a preparação para a 2ª fase.

Lista dos alunos aprovados na 1ª fase.

Roberta Maximiano dos Santos - Turma: 31.02

Diana Débora Pereira de Lana - Turma: 31.02
Igor Parreiras Lana - Turma: 31.03
Karen Cristina Soares Sales - Turma: 31.03

Ruan Ramon Borges - Turma: 31.03
Blendow Daniel Silva Ferreira - Turma: 31.04

Marky Ramones Pires dos Santos - Turma: 31.04
Nathan Costa Alves - Turma: 32.05

Larissa Gomes Figueiredo - Turma: 32.07
Lucas Henrique de Oliveira Novais - Turma: 32.07
Palonaiks Batista - Turma: 32.07
Icaro Vago Paraguai - Turma: 32.08
Josiane Ferreira da Silva - Turma: 32.08
Matheus Augusto Moreira Lima - Turma: 41.10

Gustavo Victor Gonçalves - Turma: 41.15
Thiago Alves Moreira - Turma: 41.09
Gabriel Batista da Silva - Turma: 42.12
Flávia de Castro Souza - Turma: 42.12
Leonardo Rodrigues Costa - Turma: 42.12
Silas Gomes Rodrigues - Turma: 42.14
Antonielle Rodrigues Pereira - Turma: 42.14
Alarisse Costa Santos - Turma: 42.14
Mateus Vaz da Silva - Turma: 42.14
Vitória Maia de Araújo - Turma: 42.14
Joyce Elaine de Freitas Silva - Turma: 42.14
Jaqueline Fernanda da Silva - Turma: 42.14


A direção e os funcionários da Escola parabenizam os alunos e professores pelo empenho e dedicação. Desejamos  a todos boa sorte.




















Recados para orkut - clique aqui e envie para todos seus amigos








segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aprender em versos





Em 2010, os alunos de 11 anos da Escola Municipal Florestan Fernandes escreveram poemas sob a mediação da professora de Língua Portuguesa, Maria das Graças de Carvalho. Os trabalhos foram organizados por assunto: Leitura dos sentimentos; o bairro, a cidade, o país; a primeira infância e os sonhos; a escola. O próximo passo foi a produção de um livro com os poemas dos estudantes. A obra, organizada pelas técnicas de biblioteca, Márcia Saraiva e Jaqueline dos Santos, foi impressa pela gráfica da Prefeitura de Betim.
O livro Florestan Florescer de Poemas foi lançado no dia 15 de julho deste ano, com um evento no auditório da escola, quando os alunos recitaram poemas e cantaram músicas relacionadas aos temas dos capítulos da obra, com a presença de professores e familiares dos alunos.
Ao final, houve distribuição de bombons e marcadores de livro produzidos especialmente para a ocasião, como lembrança do evento e agradecimento pela presença dos espectadores. O encontro foi coordenado pelas técnicas de biblioteca e a sonoplastia ficou a cargo do vice-diretor, Carlos. “O clima de entusiasmo contagiou os alunos do Florestan, gerando intensa procura pelo livro".