Menu

/

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Jornal na escola"

Os alunos do 9º estão desenvolvendo o projeto "jornal na escola" juntamente com a professora de língua Portuguesa.
A ideia de utilizar o jornal como instrumento pedagógico e levá-lo para a sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a formação de novos leitores e cidadãos informados e participantes.
No mês de setembro, os alunos fizeram visita ao Jornal Hoje em dia.








quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Formação continuada


No dia 15 setembro de 2011, os educadores da Escola M. Florestan Fernandes participaram de um momento de formação continuada contando com a participação do Educador Alfredo Jhonson Rodrigues – Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG - 1987), possui especilização em Teoria e Método em Ciências Sociais pela PUC/MG (1991). É mestre em Ciência Política (1998) e doutor em Ciências Humanas - Sociologia e Política (2008), ambas titulações pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Pedagogo na Rede Municipal de Betim hà 15 anos.

O evento teve a participação da aluna Daniela Emily da  turma 32.05, que iniciou o evento cantando a música “Tempo de ser feliz” (Jamily). O encontro teve como objetivo principal ampliar os conhecimentos dos educadores sobre assuntos pertinentes à  educação. O tema abordado foi "A condição humana e o debate contemporâneo".
O professor Alfredo abordou temas como contexto sociocultural contemporâneo, o processo de transformação social da sociedade contemporânea, a crise das instâncias da estrutura social, econômica e política, a crise da educação como uma expressão da crise da sociedade, enfraquecimento da família, quais as finalidades da educação, suas ações e os efeitos da democratização.







As contribuições dos educadores:

"Considero muito importante esses momentos de reflexão sobre o fazer educador, mas penso que o momento do debate entre os educadores, após a palestra precisaria ser mais extenso. Faltou tempo e sobrou vontade de falar".
Bibliotecária: Márcia Saraiva

"Foi uma palestra muito enriquecedora para nós educadores, possibilitou acrescentar mais conhecimentos. Deveria ter mais vezes, com temas diversos relacionados com a demanda do educador para sua formação profissional".
Pedagoga: Rôseli 3º ciclo.

"Achei a primeira parte (introdução) bem pedagógica (gostei, porque adoro pedagogia). A segunda parte achei muito conservadora, distante da realidade. Conclusão: Se aplicarmos o lado conservador para com os nossos alunos hoje em dia, não chegaremos a lugar nenhum, pois eles não aceitam tal imposição"
Professor: Kennedy - matemática

Quase sempre a rotina da escola pública nos consome por inteiro, não restando tempo nem para preparar as atividades diárias. Portanto, é de suma importância o momento de formação, dando uma pausa na correria diária, para proporcionar qualificação, com assessoria e proposta de discussão atualizada dentro do horário de trabalho, pois esses momentos de reflexão e informação, desdobram-se em melhores entendimentos, compreensão e propostas alternativas, podendo contribuir para a melhoria do atendimento e qualificação de nossos educadores.
Que aconteçam novas formações de diferentes assuntos, temas polêmicos atuais que nos ajudarão no nosso trabalho.
Professor: Warley – Ed. Física.








terça-feira, 13 de setembro de 2011

Educação Religiosa

O professor Marcos Cruz está atualmente trabalhando com os alunos das turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental - Meio Ambiente.
Abaixo: o 1º texto e as primeiras contribuições dos alunos.


A súplica da Terra
Revista Som, Walter Rossi. P. 109, vol. 4
Ser humano,
Não me destruas!
Eu te ofereço:
O chão seguro para teu passo firme,
O silencioso vale onde tua messe é pródiga ,
A planície calma onde apascentas o gado,
A mansa colina de teu horizonte azul,
O monte suave onde tua fonte canta.
 
Se ainda assim não te bastar,
Rasga-me o ventre e tira-me das entranhas :
 
O metal dourado de tua moeda,
O duro aço de tua ferramenta,
O negro líquido que te move e aquece,
A preciosa pedra de teu ornamento ,
A fina areia que te mede o tempo,
A pura lama que te embeleza e cura,
A cerâmica para teu cântaro e para teu teto,
A argila que te obedece ao molde,
O alicerce para tua morada.
 
Rogo-te: não me tires o manto verde que te dá o oásis de tua caminhada,
Porque hás de te lembrar do pó tu surgiste
E ao meu seio tu voltarás...

 




Quando o dia clarear
E nos iluminar
Tristes estaremos
Por não preservar

Por que o que queremos
É um mundo pra viver
Com àgua limpa pra beber
É o ar pra respirar

O que teremos
Se as árvores cortar?
E se queimar?
Que bem terá?

Não quero poluir
Quero preservar.

Poema feito pela aluna: Aline Vaz - Turma: 31-02

NÃO DESTRUA O MEIO AMBIENTE 
     
SE  LIGA, NESSA POESIA
QUE AGORA EU VOU NARRAR
SOBRE UM PAPO MUITO SÉRIO
É ISSO MESMO QUE VOU FALAR
É SOBRE UNS CARAS, UNS  MALANDROS
QUE VIVEM DESTRUINDO O MEIO AMBIENTE
E QUE PODE NOS FERRAR
MAS SÓ SE FORMOS OTÁRIOS
PARA ISSO ENCARAR
JÁ ME CHAMARAM PARA DESTRUIR
MAIS FALA SÉRIO
NÃO VAI ROLAR!
PODE DAR  ATÉ POLÍCIA
PENSE, ANTES.
NÃO VACILE
PODE ESTRAGAR SUA VIDA
EM UM SEGUNDO
QUANDO “ENXERGAMOS”
JÁ ESTAMOS QUASE MORTOS
TIRA O SOSSEGO DE UMA MULHER
A MULHER DA RAZÃO
SUA MÃE
QUE FICA COM UM VAZIO NO CORAÇÃO.
PODE TER CERTEZA
QUE ESSA MORRE JUNTO COM VOCÊ
PERDE ATÉ A RAZÃO DE VIVER.
NÃO ENTRE NESSA,
NÃO VALE A PENA SE ISSO TIVESSE PELO MENOS RECOMPENSA
HELEN SÂMEA ALMEIDA CRUZ 
Texto sugerido pelo aluno Jonas Diego - Turma - 31.02
 
 
Eco lógico

Se aos pássaros perguntares.
Quem polui os nossos ares,
onde os pulmões se consomem,
O eco, lógico, responde:...
Homem... Homem... Homem...

E o húmus de nosso chão,
que resta pro nosso pão
logo após uma queimada?
O eco, lógico, responde:...
Quase nada... Quase nada...
O que era o Saara?
A Amazônia o que será?
Um futuro muito incerto?
O eco, lógico, responde:...
Só deserto... Só deserto...

O que resta, desmatando,
O que sobra, devastando,
ao homem depredador?
O eco, lógico, responde:...
Só a dor... A dor... A dor...

Que precisa a natureza
pra manter sua beleza
e amainar a sua dor?
O eco, lógico, responde:...
Mais amor... Amor... Amor...

Créditos: Poesia para Crianças
 Texto sugerido pela aluna: Priscila de Souza - 31.02
 
 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Reunião de Diretores

Foi realizado no dia 31/08/11, uma reunião de diretores aqui na Escola Florestan Fernandes, onde contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas entre diretores e secretaria de Educação – SEMED, tendo como pauta:

• Apresentação do Prof. Warlei – Lian Gong
• Apresentação do Blog da Escola
• Educação Infantil/ Ensino Fundamental: Relações Necessárias – Equipe de Educação Infantil
• Calendário – Fabiana
• Prosa Entre Educadores/ Projeto a Cor da Cultura/ Processo de Formação/ Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino – Lucinha Amaral e Magali
• Projeto Patrimônio – Hudson Maçueto
• Estagiários – Mauro Souza (SRH/SMR)
• Dia 07 de Setembro – Shirlei

A reunião aconteceu no auditório da escola, com uma atividade no pátio (Lian Gong) com a participação de todos e finalizou com um momento de confraternização e um delicioso lanche.
Agradecemos a presença de todos. 



"Começar não é apenas um tipo de ação. É também um estado de espírito, um tipo de trabalho, uma atitude, uma consciência."
Autor: ( Edward Said )








quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projeto: Encontro marcado com Fernando Sabino

Iniciamos com os alunos de 3º e 4ڍ ciclos este projeto, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e escrita, no qual eles estão estudando a Biografia, Crônicas e Contos do autor.

 Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino... 

 

‘’O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.’’

“Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer?
Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino.”

Fernando Sabino

Projeto: Pequeno Escritor

Os alunos do 2º ciclo estão adorando a ideia de ter seu nome na capa de um livro, realmente escrito por eles. O projeto tem promovido a criatividade, além de despertar o gosto pela leitura.
O projeto Pequeno  Escritor é uma iniciativa que a Edelbra tomou para promover a criatividade, o interesse pela leitura e o aperfeiçoamento da escrita nas séries iniciais.
 Desde seu lançamento em 2005, o Projeto Pequeno Escritor já rodou o país: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Mais de 50 mil crianças de cerca de 700 escolas do Brasil receberam um livro de sua autoria.

"A criança que aprende a escrever, 
         aprende a se comunicar com o mundo".

Projeto: Brincando com o Folclore

As manifestações culturais na vida da população constituem importantes elementos de identidade cultural, portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico. A biblioteca, através da articulação Literatura e atividades lúdicas, busca ampliar o conhecimento, a compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc.

Este projeto está sendo realizado no mês de agosto, com as turmas do 1º ciclo, tendo como objetivo resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira tendo como suporte a Literatura; através do projeto iremos trabalhar a linguagem oral e artística, explorando riquezas do folclore; desenvolvendo o gosto pelas músicas e danças folclóricas.