Menu

/

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projeto: Brincando com o Folclore

As manifestações culturais na vida da população constituem importantes elementos de identidade cultural, portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico. A biblioteca, através da articulação Literatura e atividades lúdicas, busca ampliar o conhecimento, a compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc.

Este projeto está sendo realizado no mês de agosto, com as turmas do 1º ciclo, tendo como objetivo resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira tendo como suporte a Literatura; através do projeto iremos trabalhar a linguagem oral e artística, explorando riquezas do folclore; desenvolvendo o gosto pelas músicas e danças folclóricas.









quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Encontro dos Educadores na Serra do Cipó (Jaboticatubas) - 20/08/11

O Encontro dos Educadores à Serra do Cipó foi uma proposta da diretora Márcia aos profissionais da Escola, com objetivo de interação e atividades pedagógicas, que buscaram repensar o ato de educar e orientar os nossos alunos.
Este encontro, além de promover a interação do grupo, contou com uma palestra ministrada pelo Padre Márcio Paiva intitulada: “A missão de Educar”. O espaço foi propício e aconchegante para o tema. Após a palestra, restou o tempo livre para passeio na cachoeira, bate-papo, fotos, almoço e retorno.
Foi um dia agradável e descontraído para todos.









quarta-feira, 24 de agosto de 2011



A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.




Calendário OBMEP – 2011


Abertura das inscrições

·       18 de abril         
(exclusivamente neste site)
·       03 de junho        Encerramento das inscrições
·       17 de agosto - Nova data
(quarta feira)      Provas da 1ª Fase
(horário definido pelas escolas)
·       26 de agosto       Data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase.
·       03 de outubro    Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas.
·       03 a 21 de outubro      Período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase
·       05 de novembro - Nova data
(Sábado)    Provas da 2ª Fase
14h30 - horário de Brasília
fevereiro de 2012        Divulgação dos premiados


Nossos alunos estão ansiosos para saberem se estarão classificados para 2ª fase que ocorrerá no dia 05/12/11. Hoje, 23/08/11, eles estão iniciando a preparação para a 2ª fase.

Lista dos alunos aprovados na 1ª fase.

Roberta Maximiano dos Santos - Turma: 31.02

Diana Débora Pereira de Lana - Turma: 31.02
Igor Parreiras Lana - Turma: 31.03
Karen Cristina Soares Sales - Turma: 31.03

Ruan Ramon Borges - Turma: 31.03
Blendow Daniel Silva Ferreira - Turma: 31.04

Marky Ramones Pires dos Santos - Turma: 31.04
Nathan Costa Alves - Turma: 32.05

Larissa Gomes Figueiredo - Turma: 32.07
Lucas Henrique de Oliveira Novais - Turma: 32.07
Palonaiks Batista - Turma: 32.07
Icaro Vago Paraguai - Turma: 32.08
Josiane Ferreira da Silva - Turma: 32.08
Matheus Augusto Moreira Lima - Turma: 41.10

Gustavo Victor Gonçalves - Turma: 41.15
Thiago Alves Moreira - Turma: 41.09
Gabriel Batista da Silva - Turma: 42.12
Flávia de Castro Souza - Turma: 42.12
Leonardo Rodrigues Costa - Turma: 42.12
Silas Gomes Rodrigues - Turma: 42.14
Antonielle Rodrigues Pereira - Turma: 42.14
Alarisse Costa Santos - Turma: 42.14
Mateus Vaz da Silva - Turma: 42.14
Vitória Maia de Araújo - Turma: 42.14
Joyce Elaine de Freitas Silva - Turma: 42.14
Jaqueline Fernanda da Silva - Turma: 42.14


A direção e os funcionários da Escola parabenizam os alunos e professores pelo empenho e dedicação. Desejamos  a todos boa sorte.




















Recados para orkut - clique aqui e envie para todos seus amigos








segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aprender em versos





Em 2010, os alunos de 11 anos da Escola Municipal Florestan Fernandes escreveram poemas sob a mediação da professora de Língua Portuguesa, Maria das Graças de Carvalho. Os trabalhos foram organizados por assunto: Leitura dos sentimentos; o bairro, a cidade, o país; a primeira infância e os sonhos; a escola. O próximo passo foi a produção de um livro com os poemas dos estudantes. A obra, organizada pelas técnicas de biblioteca, Márcia Saraiva e Jaqueline dos Santos, foi impressa pela gráfica da Prefeitura de Betim.
O livro Florestan Florescer de Poemas foi lançado no dia 15 de julho deste ano, com um evento no auditório da escola, quando os alunos recitaram poemas e cantaram músicas relacionadas aos temas dos capítulos da obra, com a presença de professores e familiares dos alunos.
Ao final, houve distribuição de bombons e marcadores de livro produzidos especialmente para a ocasião, como lembrança do evento e agradecimento pela presença dos espectadores. O encontro foi coordenado pelas técnicas de biblioteca e a sonoplastia ficou a cargo do vice-diretor, Carlos. “O clima de entusiasmo contagiou os alunos do Florestan, gerando intensa procura pelo livro".










Grêmio Florestan Fernandes

O Grêmio Estudantil Florestan Fernandes foi fundado no dia 15 de dezembro de 2010, em Assembleia Geral.

Importância da criação do Grêmio

Incentivar os alunos a participarem da vida escolar e buscarem uma educação de qualidade.
O Grêmio Estudantil é um importante canal no processo de gestão democrática, pois permite aos estudantes exercitarem a cidadania desde a infância participando ativamente das ações e decisões da escola. Ao participarem desse processo, os alunos passam a valorizar mais a educação, desenvolvem o sentimento de pertencimento à escola e fortalecem os vínculos com a comunidade.
Chapa do Grêmio Estudandil Florestan Fernandes 2011
Presidente: Carolina Martins - Turma: 42-13
Vice-presidente: Jaqueline Fernanda - Turma: 42-14
Secretario Geral: Silas Gomes - Turma: 42-14
1º Secretario(a): Daniela Cristina - Turma: 42-13
Diretor Social: Getúlio Satil - Turma: 42-14
Diretor (a)de imprensa: Lais de Assis - Turma: 41-10
Diretor de esporte: Gabriel Batista - Turma: 42-12
Diretor(a) de Cultura - Sabrina  Larissa -Turma: 42-01
Diretor de Saúde: Liandra Pires - Turma: 42-14
Diretor de meio ambiente: Amanda Stefane - Turma - 42-12
Diretor(a) de eventos: Alessandra do Anjos - Turma:42-13

Propostas de Atuação
Cultura
  • Montagens de peças de teatro
  • Dança
  • Exposições de desenhos, pintura e escultura
  • Festas
  • Shows
  • Festivais de bandas
  • Saraus
  • Passeios a museus
  • Mostras de cinema e teatro
  • Oficinas culturais e de artesanato
  • Semana Cultural
  • Concursos literários (poesia, contos, crônicas)
Esporte
  • Campeonatos de futebol, vôlei, basquete, handebol, etc.
  • Participação em campeonatos inter-escolares
  • Mini-olimpíadas (corridas, saltos, basquete, etc
  • Gincanas
política
  • Palestras, debates, manifestações
  • Avaliação dos diretores, professores e alunos no processo de aprendizagem
  • Garantir o voto dos estudantes no Conselho Escolar
  • Campanhas a favor da Cultura e da Paz
  • Parcerias com Grêmios de outras escolas
Social
  • Campanha do agasalho, alimento etc.
  • Reciclagem de lixo
  • Campanhas de prevenção (gravidez precoce, drogas, etc.)
  • Embelezamento da escola (murais, painéis. grafites).
  • Grupos de discussão (preconceito, inclusão social)
Comunicação
  • Rádio escolar
  • Jornal dos alunos
  • Participação na reunião de representantes de classe
  • Participação no Conselho Escolar
"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável".
Mahatma Gandhi




terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Lian Gong e o reencontro consigo mesmo

                                         
Consagrado e praticado por grande parte da população chinesa de todas as idades, a prática do Lian Gong em 18 terapias, método criado pelo Dr. Zhuang Yuen Ming, tem como objetivo a prevenção e tratamento de dores nas principais articulações e musculatura do corpo.
Trazido para o Brasil em 1990 por Maria Lúcia Lee, tem atingido números crescentes de adeptos de todas as classes sociais, idades e condições físicas devido às qualidades que o tornam de fácil aceitação tais como a eficácia nos objetivos terapêuticos e preventivos a que se propõe, o Lian Gong é acessível às pessoas de todas as idades e condições físicas e ainda de execução fácil e agradável. A técnica harmoniza o corpo, a mente e as emoções no ser humano.
O Lian Gong foi experimentado com grande sucesso em nossa escola numa etapa do plano de trabalho da Educação Física com as turmas de 11 e 12 anos, atingindo aproximadamente 250 alunos. Embora seja uma prática inovadora na educação e pioneira em Betim, houve boa aceitação pelos alunos e pela comunidade escolar. Acreditamos que a prática dessa atividade na fase escolar poderá contribuir para a harmonização do corpo, da mente e das emoções, possibilitando a formação mais plena da nossa juventude.
Aproveitamos o espaço neste blog e convidamos aos interessados à observação e estudo do assunto e às autoridades de Betim,de Minas Gerais e do Brasil, que acreditam e lutam por uma educação pública de qualidade para os filhos (as) de trabalhadores, a juntarem-se a nós na implantação dessa prática corporal nos sistemas de ensino em todas as esferas.
                    
                                          Profissionais da Educação da E.M.F.F

INSTITUTO MINEIRO DE TAI CHI CHUAN E CULTURA ORIENTAL
Rua Equador, 70 São Pedro – BH
Tel:  (31) 3284 2465 – 3287 2465


institutomineirodetaichi.com.b













"Reencontro consigo mesmo"


O ser humano faz parte de “um todo cósmico” e, ele só é capaz de encontrar-se consigo mesmo se reencontrar-se com o seu próximo, com Deus e com a natureza. A pressa do “mundo moderno”, o consumismo desenfreado, o egocentrismo, os ipodes, ipads, iphones, todo esse mundo virtual que está sobre nós, tem esvaziado o sentido da vida, de sentimentos e valores mais importantes como o amor, amizades verdadeiras, respeito pelo semelhante, pelo meio ambiente, pela busca de Deus ou de um ser supremo que edifique nossa alma, que nos transcenda.

Este projeto está sendo realizado pelo professor Marcos Cruz – Ensino Religioso juntamente com a disciplina de Educação Física- Prof. Warley Heracto.

O objetivo desse projeto é através da meditação e da experiência do Lian Gong, mostrar aos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental que é possível mesmo com todas as adversidades, alcançar a paz e harmonia consigo mesmo, com o meio ambiente e com Deus. Serão trabalhados os princípios básicos sobre meditação, as técnicas do Lian Gong, o autoconhecimento, a relação do homem com o seu próximo, com Deus e o meio ambiente.
Para finalização do projeto será realizada uma excursão para o “Morro do Elefante” em Mateus Leme, MG, onde em contato com o meio ambiente serão colocados em prática os temas trabalhados em sala de aula.


A importância da meditação
(Marcos Cruz, 26/06/2011)


A meditação está presente em toda religião. Ela é importante para o esvaziamento da mente e do coração daqueles pensamentos e sentimentos que afastam as pessoas de si mesmas, dos que lhes amam, e do ser que nos completa, que pode ser denominado Deus para as culturas judaico – cristãs, Bhramam para os hindus, Olorum para a cultura africana, ou simplesmente da Luz de acordo com os budistas. O nome de Deus se manifesta de várias formas, mas, a meditação como um caminho seguro para encontra-lo está presente em todas as culturas.
A meditação nos leva ao que há de melhor em nós mesmos, pois ela lava a alma das coisas velhas e enche o nosso espírito com valores novos. Leva-nos a nos conhecer melhor, reconhecer os nossos valores e também as nossas falhas (todos comentem erros), nos transformando em pessoas cada vez melhores, nos reintegrando com o cosmo que é o mundo todo, com tudo que foi criado por Deus. E assim, nos devolvendo a consciência de sermos “um com o outro”, com a natureza, com o nosso semelhante e com Deus.
Para meditar é preciso ter paciência, pois leva um tempo para nos acostumar com o silêncio e estarmos a sós conosco mesmo. É preciso dominar a mente, superar a ansiedade e os diversos motivos que nos leva á inquietude. Mas, depois que conseguimos, com a meditação podemos nos libertar de tudo que nos aflige, superar nossas falhas, nossas dificuldades, os sofrimentos e tudo que nos separa, desintegra, e nos afasta da luz, do Nirvana, de Deus...
Meditar ajuda-nos a crescer espiritualmente, emocionalmente, intelectualmente, melhora nossa autoestima, pois passamos a gostar mais de nós mesmo. Amar-nos é o primeiro passo para amar ao próximo e o único caminho para se chegar até Deus, pois Deus é amor.
Para meditar não são necessárias muitas técnicas difíceis, bastam uns 10 a 15 minutos diários e disciplinados. É esvaziar-se de suas tensões tanto físicas como mentais e deter sua atenção em algo que realmente te edifique a alma. É estar se sentindo vivo e em contato consigo mesmo e com o ambiente em sua volta. Busque a paz interior e, conseguindo, ela irá refletir em toda sua vida e no ambiente que te cerca.
Quando meditamos, alcançamos nossa paz, quando nos pacificamos, entramos em harmonia com os outros, e, nos harmonizando, reintegramos com o cosmo, e só assim reencontramos Deus. Quando Deus criou o homem com os três elementos básicos (água, ar e terra), ele quis que vivêssemos integrados uns com os outros. O homem e a natureza apesar de possuírem formas diferentes, também em Deus se tornam um só.

Loja de Deus
Colaboração de José Valdir

Entrei numa loja e vi um senhor no balcão.
Maravilhado com a beleza da loja, perguntei:
- Senhor, o que vendes aqui?
- Todos os dons de Deus.
- E custa muito? Voltei a perguntar.
- Não custa nada; aqui tudo é de graça!
Contemplei a loja e vi que havia jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança, caixinhas de salvação, muita saúde, fardos de perdão, pacotes de paz e muitos dons de Deus. Tomei coragem e pedi:
- Por favor, quero o maior jarro de amor de Deus, todos os fardos de perdão, um vidro grande de fé, muita saúde, esperança, bastante felicidade e salvação eterna para mim e toda minha família. Então o senhor preparou tudo e entregou-me um pequenino embrulho que cabia na palma da minha mão. Incrédulo disse:
- Mas como é possível estar tudo que pedi aqui?
Sorrindo o senhor respondeu:
- Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos fruto, só sementes. Plante-as. Plante essas sementes, cultive no coração e distribua-as gratuitamente ao próximo.


Resultado de algumas reflexões feitas por alunos do e ano do ensino fundamental que estão participando do projeto "Reencontro consigo mesmo", a partir do texto "A loja de Deus"trazido pela aluna Adriellen.

“Neste pequeno tempo meditando sobre o amor, refleti que o amor é um sentimento forte e liga todos os outros sentimentos às pessoas. Ele nos torna melhores. Depois que descobrimos o amor viramos outra pessoa”.
Daniela – Turma: 32-05

“Aprendi que é muito importante meditar para o melhoramento de si próprio, para a constituição de um ser melhor; aprendi também que a meditação ajuda-nos a ter paciência, que com a meditação alcançamos a nossa paz e tudo de bom que temos no nosso interior”.
Nayara – Turma: 32-05

“Eu aprendi que Deus oferece as sementes de amor, perdão, fé, felicidade, salvação, carinho, sabedoria, etc. e nós temos que plantar, cuidar e depois colher”.
Adriellen – Turma: 32-05

"Em tudo que o homem faz existe uma coisa que Deus fez, por exemplo: quando o homem constrói uma casa, ela é feita de tijolos que por sua vez possui terra, água, dois elementos criados por Deus".
Karen -  Turma: 31 - 03

"Deus criou a Terra. Tudo que o homem faz precisa de um elemento da natureza que Deus criou."
Ana Clara - Turma: 31 - 04

Reflexão a partir do texto: Ter uma vida pacífica e outros textos a escolha do aluno.

“Paz, amor, alegria; foi como se eu estivesse numa piscina e a água passasse sobre mim sem pressa, como se me tocasse com leveza”.
Juliana – Turma: 32.05


“O Livro que meditei foi. “A última canção” que fala de um lindo amor. Os sentimentos que senti foram de leveza, paz interior, tranqüilidade e um equilíbrio sobrenatural”.
Bianca – Turma: 32.08


“O que me traz paz, tranqüilidade e confiança são meus amigos, minha família e a saúde de todos. Rezar sob os nossos abrigos para nos proteger. E tudo de bom que existe entre nós, torna agradável a nossa convivência”.
Bruno Augusto – Turma: 32.05

“As fases da vida só acontecem uma vez, devemos aproveitá-las o máximo; pois não podemos voltar atrás para revivê-las, ou para consertar nossos erros, devemos fazer as coisas certas e aproveitar melhor cada fase de nossas vidas”.
Aline Vaz – Turma: 6 º ano.


Reflexão a partir do texto: “Uma casa muito Louca”


“Eu moro em num furação, minha vida é muito agitada, tem brigas, agressões. Eu às vezes fico muito irritado e pego minha bicicleta, saio correndo falando que minha vida não vale nada, que tudo é muito ruim. Mas, um dia vi pelo caminho um mendigo chorando comendo restos que foram jogado fora, então eu refleti que muitas pessoas reclamam de “barriga Cheia” e que nós temos que dar mais valor a vida, Mesmo sendo rico, de classe média ou pobre, o mais importante é valorizar a vida”.
Aluno do 6º ano.


“Eu acho que nós temos que valorizar a vida. Porque o que passei não quero que ninguém passe. Eu já morei na rua, eu tinha que pedir para tomar banho na casa de outras pessoas e comida para eu e meus pais sobreviverem. Agora eu moro em uma casa, tenho onde tomar banho e não preciso pedir para ninguém. Tenho roupas novas e cama limpa. Eu tenho orgulho dos meus pais porque nós conseguimos dar a volta por cima”.
Aluno do 7º ano.

“Eu percebi que quando eu falava que minha vida era ruim, estava me afastando de Deus, caminhando para o mau com rancor no coração me afastando do próximo, do amor e da bondade, também percebi que quando ricos e pobres estão juntos esquecem suas diferenças e compartilham a sua dor".
Michael - Turma: 7º ano

Reflexões a partir da matéria do Estado de Minas, de 06/ago/2011.

Aninha é uma garota de 10 anos, portadora de atrofia muscular espinhal, transformou-se em exemplo ao desafiar os prognósticos médicos e criar blog em que esperança e bom humor predominam.

Olá eu me chamo Maria Luiza conheci sua história em um trabalho realizado em minha Escola.
Deus salvou sua vida, que Deus te ajude ainda mais, seu caminho seja o caminho de Deus, que Ele aumente sua esperança de vida, que você melhore o máximo possível, porque o senhor é nosso pastor e nada em nossa vida faltará. Você é uma guerreira conseguiu lutar contra sua doença e que nessa guerra você irá vencer.
Aluna: 6º ano

"Aninha tenha fé, você vai conseguir superar essa dor. Deus já me carregou no colo como você quando tive pneumonia, mas tive fé e superei e agora estou bem”.
Aluno: 6º ano

"Tem gente que tem boa saúde e é fisicamente saudável, nem por isso consegue ser alegre, mas você mesmo com todo seu problema é mais alegre do que muitas pessoas que podem andar e fazer o  que bem quer. Eu aprendi que a gente deve dar valor a vida".
Douglas - turma: 6º ano.

Aninha você é uma garota especial, continue assim para sempre. Eu sei que você é privada de algumas coisas, mas você não se sente assim, você é um ótimo exemplo para mim. Eu sei também que mesmo com as dificuldades você é feliz. Você é nota 10.
Brenda – Turma: 31.02


A lição: É que você sempre deve estar de bem com a vida, mesmo que você esteja passando por um momento difícil, pois mais cedo ou tarde tudo irá passar.
Juliana – Turma: 6º Ano


Aninha, nunca desista dos seus sonhos, pois mais real que fazer da vida uma sonho é fazer dos sonhos uma vida, pois nem sempre temos em nossa vida tudo que sonhamos, mas sempre teremos sonho para viver.
Daniela – Turma: 6ª Ano

Aninha na estrada para o sucesso há uma curva chamado fracasso, mas se você estiver um porto seguro chamado fé e um motorista chamado Deus, você chegará em algum lugar. Aninha, obrigado pelo exemplo que está dando para todos nós. Continue assim com seu bom humor, caridade, carinho, assim você vai longe.
Priscila – Turma: 6º Ano
O aluno Lucas Henrique fez este barquinho e escreveu a mensagem abaixo, na finalização do projeto: "Reencontro consigo mesmo"
"Eu pensei muito no pescador de pérolas. Eu poderia ter feito um barco grande com muitas velas, mas, fiz um barco pequeno para representar o pescador de pérolas, que precisa ser muito paciente para chegar ao lugar desejado como quem anda nesse barco. Também pensei muito em você professor, por ter sido paciente com a gente, e nos ensinado o sentido da vida.
Obrigado professor por tudo que fez por nós.
Tenha paciência, o senhor nunca irá nos esquecer, tenha fé".
Lucas Henrique – aluno do 6º ano – 26/08/11

O projeto foi finalizado no dia 27/08/11, com uma excursão para o Morro do Elefante em Mateus Leme - MG.
Veja as fotos da galera!!!













domingo, 10 de julho de 2011

RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Este projeto foi elaborado e desenvolvido por Andréa, Conceição, Kennedy, Silvana, Rôseli e Marilena, para finalização do curso de informática Linux, oferecido pelo setor de informática da Rede Municipal de Betim. (Turma: jul/ Ago 2011).

Atividade: Para finalização do curso Linux os alunos deveriam elaborar e aplicar um projeto em suas respectivas escolas colocando em prática o que foi ensinado no curso Linux.


PROJETO LINUX
JUSTIFICATIVA:
Acreditamos que o trabalho através de projetos escolares torna a aprendizagem mais significativa, centrada nas relações e nos procedimentos.
A Escola Municipal Florestan Fernandes trabalha com diversos projetos Educacionais, pensando em prestigiar e valorizar um desses projetos, optamos por trabalhar com o projeto: "Esporte no Recreio" desenvolvido pelo prof. Educação física - Paulo. Este projeto visa favorecer a prática esportiva no intervalo do recreio, promove a participação dos alunos e favorece a vivência de competições esportivas.
Para finalização do projeto Linux foi realizado entrevistas com o professor de Educação física, direção e alunos do Florestan.
Entrevistas
Alunos Ana Kamila e Lucas do Ano entrevistam o professor de Educação física - Paulo
Alunos: Qual é o retorno pedagógico para os alunos em relação ao projeto "Esporte no recreio"?
Prof. Paulo: O projeto proporciona os alunos terem maior vivência no esporte na escola, e ajuda no desenvolvimento das habilidades específicas para cada modalidade de jogo.
Alunos: Você acha que a equipe de professores abraçaram esse projeto?
Prof. Paulo: Sim, pois eles sempre que necessário tem contribuido liberando os alunos e permitindo que o recreio seja estendido.
Alunos: Você acha que esse projeto pode ser compartilhado com outras escolas da Rede municipal de Betim?
Prof. Paulo: Sim, pois acredito que é um projeto simples e que pode ser adaptado para outras escolas.
Alunos: Como se dá a participação dos alunos na atividades propostas?
Prof. Paulo: A participação é muito boa, os alunos demonstram interesse na organização dos jogos, arbitragem e participam ativamente como atletas.
Alunos: Quais os critérios utilizados para a escolha dos alunos representantes (árbitros , fiscais, etc.?
Prof. Paulo: Eu levo em conta o comportamento dos alunos durante as aulas de Educação Física e o conhecimento das regras. No futuro pretendo organizar um curso para formação de árbitros na escola.
Alunas Diana e Roberta do 6º ano entrevistam a diretora Márcia
Alunas: Quais os benefícios que você ver enquanto gestora na participação e organização dos alunos no projeto "Esporte no recreio"?
Diretora Márcia: Muitos, desde que iniciou esse projeto aqui na escola eu pude obsevar que os alunos envolvidos estão mais disciplinados, comprometidos e interessados. O horário de recreio ficou mais interessante não só para os alunos diretamente envolvidos "os atletas" que participam diretamente dos jogos, mas também para alunos de outras séries estão indo até a quadra ou nos espaços em que acontecem os jogos para assitirem e prestigiarem os atletas. O que tem contribuído de maneira eficaz para que o horário de recreio não seja um horário ocioso para nossos alunos.
Alunas Aline e Laís entrevistam atletas que participam do projeto "Esporte no recreio"
Israel Faquesi - turma: 42-13 (foto à esquerda)
Alexandre - turma: 42-14 (foto à direita)
Alunas: Qual a modalidade esportiva vocês mais gostam no projeto?
Atleta Israel: Futebol
Atleta Alexandre: Futebol
Alunas: Como é a participação de vocês nas atividades esportivas?
Alteta Israel: Eu procuro estar sempre presente nos jogos e contribuir com minha equipe
Atleta Alexandre: Boa, eu gosto muito de participar dos jogos
Alunas: O que o esporte pode contribuir para a sua vida escolar e social?
Atleta Israel: O esporte é muito importante para a vida do jovem, pois afasta as pessoas dos vícios e ajuda a gente a ter mais amizade.
Atleta Alexandre: O esporte contribui para nosso desenvolvimento físico e para nosso aprendizado.